segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mara Patagônica - Península Valdez - Argentina


Foto: Miriam Mesquita - 27 de janeiro de 2007


Dolichotis patagonum

A mara patagônica é um roedor relativamente grande, também conhecida como "Lebre patagônica" ou "Lebre criolla" ainda que não pertença a tal ordem. Seu peso médio é de 8 kg, con exemplares de até 16 kg.Vive na Patagônia, região sul da Argentina, especialmente en estepes semi-áridas e desertos de arbustos espinhosos. Alimenta-se de pasto e outras ervas.

A estrutura social da mara se define por sua condição monógama, pouco comum entre os roedores, se unindo com o mesmo parceiro por toda vida. O macho sempre segue a fêmea, protegendo-a dos rivais e de predadores. Passam a maior parte do tempo com seu par, viajando juntos. Ocasionalmente se mobilizam em grandes grupos, de 70 ou mais indivíduos, em migrações a regiões lacustres, onde o alimento é abundante. São animais de atividade diurna. As maras têm habitualmente duas crias, com 3 a 4 gestações anuais que duram, cada uma, 77 dias.

A população selvagem está diminuindo, mas não está em perigo de extinção. Nas províncias patagônicas a Mara é uma espécie protegida.

Clasificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Dolichotis
Espécie: Dolichotis patagonum

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário