sábado, 11 de abril de 2009

Vulcão Lanin - significado do nome e localização

Segundo o dicionário Mapuche-Espanhol, da Editora Caleuche, Lanín significa "afundamos", o que pode significar afundar na neve ou nas cinzas do vulcão. Outro significado atribuído à Lanin é "Roca Muerta", porque os mapuches acreditavam que sobre o vulcão moravam espíritos perversos que matavam aqueles que se atreviam a subi-lo.

O primeiro europeu a conhecer o Lanin, em 1782, teria sido o expedicionário, Basilio Villarino, capitão da Marinha Real Espanhola que viajou ao redor da ponta sul da América do Sul. Basilio Villarino publicou, em 1837, o livro "Diário da Navegação Empreendida em 1781, a partir de Rio Negro, para reconhecer a Bahia de Todos os Santos, as Ilhas de Bom Sucesso e o deságue do Rio Colorado".

(fonte: Wikipédia)

(foto: Miriam Mesquita - 17 de janeiro de 2006)

O Vulcão Lanin tem exatos 3.776 metros acima do nível do mar. Está no cinturão de fogo do Pacífico mas não registra atividade desde o século XVIII.

Fazendo parte da Cordilheira dos Andes, localiza-se no limite entre Argentina e Chile, dentro do Parque Nacional Lanin, no lado Argentino, e do Parque Nacional Villarica, no lado chileno. O Paso Internacional "Mamuil Malal" une as cidades de Pucón (Chile) e Junín de Los Andes (Argentina).
O Lanín pode ser visto de uma distância de até 200 km, em função de sua altura em relação às montanhas que o cercam.
O Vulcão Lanín fica na cidade de Junín de Los Andes, a mais antiga da Província de Neuquén, onde se preserva a herança mapuche através da cultura e do artesanato. Fundada em 1883, se encontra a a 387 km da capital da Província e a 1609 km da capital federal, Buenos Aires.

Um comentário:

  1. Maravilhoso,gostei dos detalhes mas antes de ir ainda vamos conversar pra saber mais.

    ResponderExcluir