domingo, 9 de janeiro de 2011

Situação na Argentina

Os argentinos têm aquele jeito que eu gosto, são curtos e grossos, ou seja, objetivos. Não são de muitos sorrisos ou de fala branda, mas o bom atendimento você percebe na linguagem corporal.
Já faz algum tempo que estamos percebendo uma certa falta de paciência com os brasileiros, naqueles lugares lotados de turistas brasileiros, claro.
Este ano eles estão se superando...rs. Parece até uma mágoa pela situação estável da nossa economia que nos coloca em uma ótima situação no câmbio.

Relação do câmbio: 1 peso argentino = R$ 0,4235

O fato é que a economia Argentina está inflacionada. Calcular os preços pela metade não é vantagem alguma. Muitos lugares chegam a cobrar 25 pesos por um prato de massa e outros 30 pelo molho. O preço das bebidas é proibitivo: 22 pesos um copo de suco de laranja e 18 pesos uma garrafinha de cerveja.

Eles nos tratam como se tivéssemos euros ou dólares. No dia em que chegamos a Buenos Aires, fomos jantar na esquina da Esmeralda com a Lavalle. Foi uma facada. Quando o Carlos Eduardo pediu uma segunda cerveja, o garçom disse simplesmente: "no, ya estamos cerrados". Uma grosseria só!

No dia seguinte, 27 de Dezembro, como em outros anos, voltamos a ter problemas para abastecer a Kombi. Falta gasolina em todo país. Desta vez o problema é de distribuição. Ficamos vários minutos em uma fila de um dos únicos postos com gasolina na capital argentina. No caminho para Santa Rosa, província de La Pampa, íamos observando os locais onde havia combustível e abastecíamos por via de dúvida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário