domingo, 12 de abril de 2009

Ñandu de Darwin - Torres del Paine - Chile


(foto: Miriam Mesquita - 15 de janeiro de 2007)

Ñandu de Darwin - Rhea pennata

O ñandú de Darwin, suri, ñandú del norte, choique, ñandú petiso, ou ñandú cordillerano (Pterocnemia pennata, sin. Rhea pennata) é uma ave voadora nativa da américa do sul. Habita em zonas altas, de até 4500 msnm, da Cordilheira dos Andes. Sua altura fica entre 90 e 100 cm, com asas bem desenvolvidas, o que lhe permite ser um grande corredor, alcançando velocidades de até 60 km/h. As garras afiadas dos dedos dos pés são armas muito eficazes.

Os machos desta espécie são muito agressivos quando estão chocando os ovos. As fêmeas põem os ovos perto do ninho e não dentro dele. A maioria dos ovos são colocados no ninho pelo macho. Alguns são deixados de fora para apodrecer e atrair moscas, necessárias para alimentar os filhotes. Fora do peíodo de cria, os Ñandus de Darwin são bastante sociáveis: vivem em grupos de 5 a 30 aves, de diferentes sexo e idade.

A Rhea pennata está clasificada como em perigo de extinção. Dois motivos são apontados: o avanço da fronteira agrícola e de criação de gado, que invade seu habitat natural, e a caça indiscriminada a fim de extrair o couro e as penas para exportação.Outros fatores que devastam a espécie são a comercialização de sua apreciada carne, baixa em colesterol, o uso da gordura para fins medicinais e a construção de estradas nas regiões mais altas dos Andes.

Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Rheidae
Gênero: Rhea Gray
Espécie: R. pennata
Nome binomial: Rhea pennata

Um comentário: