terça-feira, 14 de abril de 2009

Piche ou Tatu - Bajo Caracoles - Argentina

Foto: Carlos Eduardo Pimpão - 06 de janeiro de 2007
Zaedyus pichiy

O piche, ou tatu, habita o sul da Argentina e Chile, da região patagônica até o estreito de Magalhães.
Acredita-se que é originário da Patagônia argentina e que tenha sido introduzido no Chile pelo homem, onde se reproduziu sem inconvenientes e de forma natural. Os piches são avistados ao cruzar as rodovias patagônicas.
एल्स medem até 30 cm e têm uma altura de, aproximadamente, 12 cm; seu peso médio é de 900g . Habitam as regiões secas da Patagônia onde cavam buracos não muito profundos para se proteger durante o dia. Diante de qualquer ameaça, os piches se ocultam dentro da carapaça e se escondem junto ao solo. No inverno entram em um tipo de hibernação dentro de suas tocas até o início da primavera. Sua dieta é composta por insetos e pequenos vertebrados, como lagartixas e roedores. Ocasionalmente consomem também vegetais e musgos. A fêmea pari 2 a 3 filhotes depois de sessenta dias de gestação. As crias se alimentam por sí mesmas a partir da sexta semana e amadurecem sexualmente entre os nove e doze meses.
A caça ao piche é uma atividade relativamente freqüente na Patagônia, onde muitas pessoas apreciam sua carne.
A baixa densidade humana na região permite que o piche não esteja sob ameaça de extinção como outras espécies de tatus que habitam regiões mais povoadas.
Classificação científica:

Reino: अनिमलिया
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Dasypodidae
Gênero: Zaedyus
Espécie: Z. pichiy
Nome binomial: Zaedyus pichiy

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário