domingo, 12 de abril de 2009

Parque Nacional Torres del Paine - Chile

Ouvi falar em Torres del Paine, pela primeira vez, através do nosso amigo, Cascatinha, dono de uma Kombi-safari, e que conhecemos em nossa primeira viagem, em 2004, na travessia do Rio da Prata. O guia que Cascatinha trazia consigo descrevia Torres del Paine como um paraíso. Falava de torres de pedra que mudavam de cor conforme se comportava a luz do sol. A foto que vi no livro despertou fascínio e, ao mesmo tempo, incredulidade. Seria mesmo possível existir lugar de tamanha beleza? Torres del Paine é muito mais que a descrição do guia, mais do que possam mostrar as fotos, mais que qualquer palavra que use para expressar minha impressão.




A luz do sol não só causa o efeito nas “torres” e nos “cuernos”, como também pincela a paisagem de acordo com a sua vontade.

Os lagos intercalam cores semelhantes às de pedras preciosas. À noite, exatamente à meia-noite, todas as luzes se apagam e o espetáculo pode ser visto no céu: o contorno da via-láctea, estrelas cadentes, satélites e outros pontos luminosos nunca vistos antes. A energia elétrica no Parque Nacional é fornecida por geradores, por isso, ao desligá-los, reinam o silêncio e a escuridão da noite.




Dezenas de guanacos enfeitam a paisagem e despertam aquele sentimento gostoso de quando estamos perto de um animal de estimação. O vento constante é a única música que se ouve.
Os campings e hosterias do Parque estão sempre lotados mas é como se fosse deserto, tamanho o respeito pelo silêncio, como se fosse sacrilégio deixar de introspectar-se naquele cenário. Os europeus descobriram a Patagônia e os idiomas se confundem, causando uma estranha sensação de estar em algum lugar fora do planeta.




Enfim, Torres del Paine é o lugar mais belo em que já estive, em todos os sentidos estéticos. Um lugar onde se compreende que somos parte da natureza de Deus e que precisamos restaurar o belo que existe em nós...

(fotos: Miriam Mesquita e Carlos Eduardo Pimpão - 12 a 15 de janeiro de 2007)




Um comentário:

  1. Olá Miriam, realmente a paisagem é maravilhosa, este ano quero conhecer Torres Del Paine, porém sempre vou no inverno, neste ano acho que poderi ir em setembro, se vc puder enviar dicas eu agradeço, Eloisa

    ResponderExcluir